Museus

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Phi Books (© Antonopoulou & Dare).

Reunião/oficina com moradores e apoiadores para a criação do Museu das Remoções (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).

DiMoDA 3.0 - 3LD, Nova York, Junho 2018. Obra de Shane Mecklenburger.

Prancha "Oráculos" - Introdução ao Terceiro Mundo, 2011.

Phi Books (© Antonopoulou & Dare).

Exposição contidonãocontido - Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, 2010.

Com a comunidade sendo usada como um grande canteiro de obras do Parque Olímpico – uma das estratégias usadas para pressionar os moradores e obrigar as famílias que resistiam a aceitar a proposta da Prefeitura do Rio de Janeiro -, a escultura de “Suporte dos Males” e parte da escultura “Espaço Ocupa e Casa da Dona Conceição” foram destruídas por tratores.

The Kremer Collection VR é um museu virtual voltado para a exposição de obras reais. Ele foi desenvolvido pelo estúdio Moyosa Media para abrigar réplicas das pinturas de Velhos Mestres holandeses que fazem parte da coleção de George e Ilone Kremer.

Embora sejam frequentemente emprestadas para serem expostas em outras instituições, as obras da coleção dos Kremer nunca tiveram uma galeria própria. O ambiente virtual oferece uma possibilidade para que sejam finalmente apreciadas em conjunto, com a mediação dos comentários de seus próprios donos.

As réplicas das pinturas foram realizadas por meio de fotogrametria, uma técnica de escaneamento que permite reconstruir volumes e texturas em alta fidelidade. Já o prédio do museu foi projetado especialmente por um arquiteto e modelado de maneira hiper-realista, buscando reproduzir condições ideais do encontro com as obras num espaço suntuoso, familiar ao grande público da arte.

A partir desse projeto, o Moyosa Media passou a desenvolver soluções estandardizadas para galerias virtuais em ambientes web, que dispensam o uso de headsets VR, de modo a ampliar o acesso a essa forma de experiência expositiva.

Kremer Collection

Em andamento