Museus

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Você é a encruzilhada das suas memórias - Nascida do barro e modelada em 3D, essa instalação é composta por uma sala virtual, um programa performático e uma publicação digital. Sua forma, inspirada na moringa, objeto usado pelos povos originários para o armazenamento e resfriamento de água, é um lembrete e um convite: Um lembrete de que sem a união dos elementos da natureza nossa existência não seria possível e um convite a jogar com a porosidade da memória, da identidade e da corpa. Realização: Pedra Silva, Garu e Rodrigo Lopes.

Exposição Dja Guata Porã, Museu de Arte do Rio, 2017-8.

Mapa da ilha sul-sudoeste do Terceiro Mundo, 2011.

© The Kremer Museum

sem título (Gilbert Chaudanne, acrílica sobre eucatex, 1997) - acessar em realidade aumentada

David Hall, A Situation Envisaged: The Rite II, 1989-90. Sistema em Unreal para simulação em realidade virtual apresentada no Festival NEoN, Dundee, Escócia, 2017. Modelagem de Rhoda Ellis, curadoria de Adam Lockhart (© Espólio de David Hall/Rhoda Ellis/Universidade de Dundee).

DiMoDA 3.0, 2018. Obra de Paul Hertz (Fools Paradise).

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.

sem título (Regina Chulam, óleo sobre tela, 1982) - acessar em realidade aumentada

Ao longo de maio de 2021, enquanto o Museu de Arte do Espírito Santo – MAES – esteve fechado no intervalo entre exposições, realizamos uma residência artística e curatorial em uma réplica do museu hospedada na plataforma Mozilla Hubs.

Compatível com os padrões WebXR, o Hubs é um sistema de realidade virtual que se integra mais diretamente à infraestrutura da Internet, e dispensa equipamentos mais sofisticados do que um browser para ser usado.

Durante a residência, ele serviu como um meio para os participantes ocuparem a arquitetura do MAES aos modos de um simulacro poroso, aberto aos mais diversos fluxos de informação – bibliotecas de mídia, materiais de arquivo, memórias pessoais e colaborações com o público.

A experiência resultou na bifurcação do museu em quatro versões, fabricadas por AFAAB (Catalina Alvarez, Liz Flyntz, Ty Clapsaddle), Commonolithic, Para Terra Volta Toda Corpa em Matéria (Garu, Pedra Silva, Rodrigo Lopes) e Renato Pera.

A réplica preliminar do MAES segue acessível e suscetível a remixes.

Outros MAES

Em andamento