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Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Exposição Dja Guata Porã, Museu de Arte do Rio, 2017-8.

Poster DiMoDA 1.0 para a galeria Superchief, 2016.

Reunião/oficina com moradores e apoiadores para a criação do Museu das Remoções (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).

Exposição Dja Guata Porã, Museu de Arte do Rio, 2017-8.

Entrega de peças do acervo do Museu das Remoções ao Museu Histórico Nacional (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).

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  • 20/08/2022

    Museums Without Walls exhibition

    Art and Media Lab, Isabel Bader Centre for the Performing Arts
    390 King Street West, Kingston, ON
    Visiting hours: Aug 15-20, 12-4pm

    Part of a larger survey on virtual art institutions and communities, the Museums Without Walls exhibition gathers projects that attempt to reimagine our modes of cultural engagement, access, and preservation using media as diverse as publications, interactive videos, and simulated environments.

    Participating artists and initiatives include Ana Valine, Camille Henrot, Diogo de Moraes Silva, Écran Total, Gallery 404, Mari Nagem, Michael Lou, Museum of Other Realities, paula roush & msdm, SystemKollectiv, The Broken Timeline, The Zium Society, Velcro Ediciones , and Zentrum für Netkunst.

    Special visiting hours during the Museums Without Walls conference. On Monday Aug 15, at 6pm, there will be an opening with a catalogue launch covering the activities of first year of the project.

    Museums Without Walls is supported by the Social Sciences and Humanities Research Council, Queen’s University, Screen Cultures and Cultural Studies Program, and the Agnes Etherington Art Centre.

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  • 30/04/2022

    Chamada: Museus Sem Paredes – Conferência & Exposição

    Uma exploração de instituições e comunidades de arte virtuais
    Queen’s University, Ontário, 15-17 agosto + Online

    Formulário de propostas (em inglês): https://forms.gle/Y9SKgiKg6u2Wzm1L6
    Prazo: 23 de Abril

    A pandemia global desnudou a encruzilhada tecnológica em que as instituições culturais vieram a se encontrar no início do século XXI. Ao promover uma superabundância de “conteúdo” e multiplicar a transversalidade de conexões, as redes digitais minam cada vez mais a autoridade dos museus como locais de preservação da memória, gestão de coleções e reprodução de discursos. Ao mesmo tempo, os novos sistemas de mídia prometendo expandir o aparato museal e transformar radicalmente as maneiras pelas quais as instituições de arte podem cumprir suas agendas e operar dentro da sociedade.

    Teria o projeto moderno do museu finalmente chegado ao seu termo? Poderiam futuras formas de institucionalidade sócio-cultural ser encontradas em meio a bancos de dados online, ambientes simulados, grupos de mídias sociais, contratos inteligentes e outras plataformas computadorizadas?

    Essas questões nos convidam a resgatar noções de virtualidade do burburinho tecnopositivista e revisitar a longa história das relações entre museus e a mídia. No espírito da museologia crítica e social – e particularmente interessada em perspectivas não-ocidentais –, a conferência Museus Sem Paredes busca abrir um espaço para a discussão e o exercício de novas configurações para instituições artísticas e culturais.

    Buscamos propostas de artigos, falas, oficinas, publicações, mostras, websites, filmes e outras formas de trabalho que envolvam temas tais como:

    • Museus e/em realidades virtuais
    • Usos de novos e velhos sistemas midiáticos e VR/AR/XR para acesso cultural e documentação
    • Exposições, residências artísticas e outras formas de mediação pública online/virtuais
    • Tecnopolítica em/de galerias, bibliotecas, arquivos e museus
    • Instituições artísticas como estruturas discursivas, sistemas de conhecimento e modelos informacionais
    • Interfaces para coleções de arte e artefatos
    • Projetos de museus em ambientes simulados, digitais e de videogame
    • Publicações e souvenires como extensões de atividades institucionais
    • Exposições impressas, televisadas e streamed
    • Audiotours, videoguias e outras formas interativas de mediar a prática artística
    • Gestão cultural e estratégias curatoriais na era das redes telemáticas
    • Formas de colaboração e dissidência possibilitadas por plataformas online
    • Apropriações contrapúblicas e desestabilizações do espaço museal
    • Performances de monumentalidade usando meios e tecnologias XR
    • A mediação de ausências e lutas pela re/depatriação
    • Plataformas web multiusuário como sítios expositivos (Mozilla Hubs, New Art City, common.garden, etc)
    • Repositórios públicos de dados museais (Google Arts & Culture, Smithsonian Open Access, Scan the World, etc.)
    • Escaneamento 3D informal e bootlegs digitais
    • Instituições e comunidades artísticas no “metaverso”


    A conferência Museus Sem Paredes acontece na Queen's University, em Ontário, entre 15 e 17 de agosto. O evento se desenrolará simultaneamente ao Summer Institute: The Curatorial organizado pelo Agnes Etherington Art Centre e pelo programa de Screen Cultures and Curatorial Studies de Queen’s, e será totalmente gratuito. Uma série de atividades online precederão e seguirão o evento.

    Envie propostas até 23 de Abril no link (em inglês): https://forms.gle/Y9SKgiKg6u2Wzm1L6.

    Cada proposta deve conter um resumo/sinopse (100-250 palavras), uma minibio do autor (~100 palavras), e links para material de apoio. No momento de envio, por favor indique se sua proposta é para apresentação remota/online e/ou presencial em Queen’s, durante os dias do evento. Para propostas de obras de arte e oficinas, por favor inclua links para documentação relevante bem como especificações técnicas e de instalação. Qualquer dúvida, favor entrar em contato via museusemparedes@gmail.com.

    Museus Sem Paredes conta com o suporte do Social Sciences and Humanities Research Council do Canadá.

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  • 27/07/2021

    Patrimônios Online: Acesso e Dissenso

    Terça-feira, dia 27 de Julho, às 10h
    em youtube.com/watch?v=TDqTDYk18YI

    De que forma os novos sistemas de reprodução digital podem tornar públicas as peças do nosso patrimônio, não apenas no sentido de dar a conhecê-las, como também de provocar recontextualizações em seu uso e sentido?

    Essa pergunta dá o tom do lançamento do projeto Nossos Acervos, que transformou diversas obras das coleções do Museu de Arte do Espírito Santo e da Galeria Homero Massena em filtros de realidade aumentada.

    A atividade conta com a participação do curador Gabriel Menotti e de Paula Nunes Costa, museóloga da SECULT-ES, apresentando o projeto da Midiateca Capixaba.

    PAULA NUNES é graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2011), Especialista em Gestão Cultural pelo Senac/SP (2015), e cursa Pós-Graduação em Gestão e Design em Carnaval ne Censupeg. É museóloga da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo desde 2011, prestando assessoria técnica a museus públicos e privados e a assuntos relacionados ao patrimônio cultural. Neste período, desenvolveu e orientou a elaboração de projetos museográficos e expográficos de museus, centros culturais e salas de exposição, propôs e executou projetos de parceria entre a sociedade civil e os museus, e atuou no acompanhamento da Rede de Pontos de Memórias do Espírito Santo e demais parcerias celebradas na área de museus e acervos. Atualmente é Gerente do Projeto Estratégico Midiateca Capixaba.

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  • 21/07/2021

    A Exposição de Arte em Universos Simulados

    Quarta-feira, dia 21 de Julho, às 19h
    em youtube.com/watch?v=zYf5HS-elM0

    Conversa com os curadores/artistas Flávio Carvalho, Ricardo Palmieri e Rudá Cabral sobre o uso de sistemas virtuais e game engines para a produção de exposições online. Os convidados falarão sobre seus projetos recentes imp, Webmuseu Noisetupi e Chat Cube.

    FLÁVIO CARVALHO é mídia-artista, curador de arte digital e diretor de arte. Vive e trabalha em Curitiba. Estudou especialização em Interdisciplinar de Artes e Ensino das Artes na Universidade Estadual do Paraná (2012). Desde então, participou de exposições coletivas em Berlim, Paris, Nova York, Madrid, Toronto, Curitiba, entre outras cidades. Em 2017/18 foi o curador da exposição Subli_me da The Wrong – New Digital Art Biennale em Curitiba, e em 2018 integrou a curadoria da Bienal Internacional de Arte de Curitiba, ganhando o Prêmio Jovens Curadores. Atualmente é curador convidado da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

    RICARDO PALMIERI é mestrando no PPG em Engenharia e Gestão da Inovação na UFABC, arquiteto e produtor multimídia. Participou da implantação dos Kits Multimídia no Programa Cultura Viva do MinC. Foi professor da PUC-SP, UNIP, SENAC e do IED-SP, e oficineiro em diversas instituições culturais no Brasil e no exterior. Em 2009 ganhou o prêmio Mídias Locativas do Festival Vivo ArteMov, e recebeu menções honrosas no Prix Ars Electronica em 2010 e 2013. Desde 2011 produz arte audiovisual interativa, e atualmente é proprietário da Noisetupi onde desenvolve e implementa projetos de multimídia interativa.

    RUDÁ CABRAL é artista e cineasta que atua no audiovisual expandido: filmes, narrativas imersivas, hipertexto e transmídia. Sua prática artística gira em torno da virtualidade da realidade, modelos de cognição e fluxos de informação. Durante o último ano, realizou o desenho expográfico digital de uma série de exposições independentes e projetos para galerias brasileiras como Fortes Daloia e Gabriel, Bergamin Gomide e Jaqueline Martins.

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  • 10/07/2021

    Entrevista pública com Pablo Lafuente (MAM-RJ)

    Sábado, dia 10 de Julho, às 11h
    em youtube.com/watch?v=7pLy620y-8I

    mediação de Graziela Kunsch

    PABLO LAFUENTE é um escritor, curador e educador que trabalha atualmente como Co-diretor Artístico do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro com Keyna Eleison. Foi co-curador de "Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena" (MAR, 2016-17), da 31a Bienal de São Paulo (2014), de "A Singular Form" (Secession, Viena, 2013), e do Pavilhão Norueguês na 55a Biennale de Veneza (2013).

    De 2008 até 2013, trabalhou como curador na Office for Contemporary Art Norway, em Oslo. De 2001 até 2013 foi professor e pesquisador na Central Saint Martins em Londres, e em 2015-16 professor visitante na Universidade Federal do Sul da Bahia. Foi também coordenador do Programa CCBB Educativo no Rio de Janeiro em 2018-20. É autor de Sheela Gowda. Making (Valencia: Bombas Gens, 2019), Experiencias del bien común: inSite/Casa Gallina, un proyecto de inmersión barrial (Cidade de México: inSite/Casa Gallina, 2018) e Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998 (com Lisette Lagnado; Londres: Afterall Books, 2015), entre outros livros. 

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  • 08/07/2021

    Visita guiada por outros MAES

    Quinta, dia 08 de Julho, às 10h
    acompanhe em youtube.com/watch?v=_wNUXnSU1ZM

    Nesse encontro, vamos passear por duas versões virtuais do Museu de Arte do Espírito realizadas durante a residência online do projeto Museu Sem Paredes.

    Em Rigor Mortis, Renato Pera transformou o museu numa espécie de cenário de filme de horror, onde o sentimento da realidade se deforma: a lógica falha, o corpo é estraçalhado, objetos inertes são animados, vida e morte, sonho e realidade se confundem.

    Você é a Encruzilhada de suas Memórias foi criada pelo grupo Para a Terra Volta toda Corpa em Matéria na forma de uma moringa, objeto usado pelos povos originários para o armazenamento e resfriamento de água. Trata-se de um lembrete de que sem a união dos elementos da natureza nossa existência não seria possível, e um convite a jogar com a porosidade da memória, da identidade e da corpa.

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  • 03/07/2021

    Entrevista pública com Sergio Alex Azevedo (LAPID)

    Sábado, dia 03 de Julho, às 11h
    em youtube.com/watch?v=UKy4wumVEdw

    mediação de Graziela Kunsch

    SERGIO ALEX KUGLAND DE AZEVEDO é Professor Titular do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ. Ele coordena o Laboratório de Processamento de Imagem Digital (LAPID) do Museu, onde atua junto com sua equipe no desenvolvimento de metodologias tridimensionais de aquisição e análise de imagens aplicadas a diversas áreas de pesquisa científica.

    O LAPID é detentor de um acervo de arquivos tridimensionais de mais de 700 peças das coleções do Museu Nacional, algumas delas fortemente impactadas pelo incêndio que atingiu o prédio principal da instituição em 2018. A partir do incêndio, a equipe do LAPID vem atuando em apoio ao Resgate de Acervos do Museu, tanto por meio da digitalização de artefatos recuperados quanto da utilização de seu banco de dados no restauro das peças impactadas.

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  • 01/07/2021

    Festa Rigor Mortis

    Quinta-feira, dia 01 de Julho, às 19h
    em hubs.mozilla.com/GG79F5P

    Zombie Party Guide: Jye O'Sullivan

    Nessa quinta-feira, teremos mais uma atividade derivada do programa de residências Museu Sem Paredes. O artista Renato Pera convida Jye O`Sullivan para ativar o seu espaço Rigor Mortis com uma performance de ruídos, músicas e vídeos realizados a partir da reflexão sobre mortos-vivos.

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  • 26/06/2021

    Entrevista pública com Diana Bogado, Marianna Muniz e Luiz Claudio Silva (Museu das Remoções)

    Sábado, dia 26 de Junho, às 17h
    em youtube.com/watch?v=GbRvj9XWKI0

    mediação de Graziela Kunsch

    DIANA BOGADO é ativista, feminista, Arquiteta e Urbanista, Doutora em arquitetura Universidade de Sevilha. Atualmente é professora da Universidade do Planalto Central e pesquisadora vinculada ao Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre Cidades, Saúde e Educação, LEARCC, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É cofundadora e cogestora do Museu das Remoções.

    MARIANNA MUNIZ é historiadora com experiência na área de museologia, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades na Universidade Federal Fluminense - PPCULT/UFF e Colaboradora do Museu das Remoções da Vila Autódromo.

    LUIZ CLÁUDIO SILVA é professor de Educação Física, morador da comunidade Vila Autódromo em Jacarepaguá (RJ), é cofundador e cogestor do Museu das Remoções.

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  • 26/06/2021

    Visitas guiadas por outros MAES

    Esse sábado, acompanhe visitas guiadas com curadores e artistas por duas versões virtuais do Museu de Arte do Espírito Santo que extrapolam o seu edifício e transformam completamente a instituição!

    "The Ant Farm Antioch Art Building in VR" recria o espírito do prédio construído em 1971 pelos arquitetos radicais Doug Michels e Tom Morey, do grupo Ant Farm.

    Onde? https://hubs.mozilla.com/TGQ5vJ8
    Quando? Sábado, 26/06, às 18h
    Inscreva-se no Eventbrite.

    "Non-Space I" busca deslocar e reformular a aspecto social do espaço WebVR. A construção emprega verticalidade, espelhamento e o deslocamento da voz e das imagens dos corpos-avatares do público como forma de provocar outras possibilidades de interação a serem exploradas.

    Onde? https://hubs.mozilla.com/ZkthWS8
    Quando? Sábado, 26/06, às 19h
    Não é necessário inscrever-se.

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  • 24/06/2021

    !PUFF! show ao vivo em VR

    24/06, 21-23h, online.
    Vagas restritas. Inscreva-se no Eventbrite.

    !PUFF! / Bad Attitude: Singing the character, and the "Bubble Grunge Vignettes", de Connor Jameson, é um album conceitual colaborativo que mistura música e ficção para contar a história de sete mulheres.

    O show ao vivo vai ser apresentado simultaneamente no Ant Farm Antioch Art Building em VR.

    AFAAB é um projeto colaborativo multi-disciplinar voltado para a preservação da estrutura física e do espírito do Antioch Art Building, projetado pelos arquitetos radicais e Ant Farmers Doug Michels e Tom Morey, e construído em 1971 a partir de materiais pré-fabricados.

    Pelos próximos meses, a versão virtual do AFAAB estará aberta para exploração, performances e conversas. Lá, os visitantes vão encontrar uma exposição de arquivos atribulados, arquitetura especulativa, meditações utópicas e um portal de vídeo recursivo apontando para o prédio real.

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  • 23/06/2021

    Ação educativa – IFES Cariacica

    Ação educativa com turma do IFES Cariacica
    na aula de arte do professor Marcelo Gandini

    atividade fechada, com grupo específico - online

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  • 19/06/2021

    Entrevista pública com Marilá Dardot

    Sábado, dia 19 de Junho, às 11h
    em youtube.com/watch?v=aZn1R5cwobU

    mediação de Graziela Kunsch

    MARILÁ DARDOT (Belo Horizonte, 1973) é artista visual e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vive e trabalha na Cidade do México.

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  • 17/06/2021

    Programa Performático Você é a Encruzilhada das Suas Memórias

    Tomando a memória como nosso percurso, esse programa é um convite a encontrar e reinventar gestos corporais e imagens que nos compõem e transbordam ao mesmo tempo. As artistas Pedra Silva, Garu e Rodrigo Lopes vão conduzir uma mediação pela instalação Você é a encruzilhada das suas memórias a partir de ações performáticas, fotografias, álbuns de família e outros objetos trazidos pelas pessoas participantes.

    Formato: Encontros remotos através do Google Meet e Mozilla Hubs
    Duração prevista: 4h em dois encontros
    Número de participantes: 10 pessoas por grupo

    Grupo 01: Quintas - 17/06 e 24/06, às 18h
    Grupo 02: Sextas - 18/06 e 25/06, às 18h

    Inscreva-se em https://forms.gle/XpgujAyzh5t1i5gk6.

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  • 12/06/2021

    Entrevista pública com Clarissa Diniz

    Sábado, dia 12 de Junho, às 17h
    em youtube.com/watch?v=KbYa60ld_j4

    mediação de Graziela Kunsch

    CLARISSA DINIZ é curadora, escritora e professora em arte. Entre seus ensaios recentes estão Street fight, vingança e guerra: artistas indígenas contra o "produzir ou morrer" (2020), Destriunfar (2019), Tudo - ainda - está em seu lugar  (2018). Foi editora da Tatuí, revista de crítica de arte. Entre 2013 e 2018, foi gerente de conteúdo do Museu de Arte do Rio – MAR, onde desenvolveu diversas curadorias. Atualmente, é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

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  • 09/06/2021

    Ação Educativa – EEEFM Jesus Cristo Rei

    Ação educativa com turma da EEEFM Jesus Cristo Rei (Cariacica)
    na aula de arte da professora Christiane Campanharo

    atividade fechada, com grupo específico - online

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  • 09/06/2021

    O Museu como Virtual: entre Simulação e Possibilidades

    Live de lançamento do projeto Museu sem Paredes
    Quarta-feira dia 09 de Junho, às 16h

    assista em youtube.com/watch?v=laJwYsbrNQ8

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  • 10/04/2021

    Resultado da Seleção: Residência VR

    O projeto Museu Sem Paredes anuncia os selecionados para o seu Programa de Residências em Realidade Virtual. Entre abril e maio, as quatro propostas serão desenvolvidas na forma de diferentes versões do Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo, hospedadas na plataforma Mozilla Hubs. Os processos de criação poderão ser acompanhados por esse site, e os resultados finais serão apresentados no final de maio, junto com o novo site do Museu Sem Paredes.

    • Commonolithic
      Tom Watson
    • Rigor Mortis
      Renato Pera
    • The Space Expanding Room
      Catalina Alvarez e Liz Flyntz
    • Você é a encruzilhada das suas memórias
      Garu, Pedra Silva, Rodrigo Lopes
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  • 23/03/2021

    Museus Impossíveis: Refazendo o espaço da arte em realidade virtual

    Live com o curador Gabriel Menotti
    dia 23/03, às 17h, no canal da SECULT-ES

    Assista em https://www.youtube.com/watch?v=NgfA8RaQfbg

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  • 01/03/2021

    Chamada: Programa de Residências em Realidade Virtual

    VISITE AQUI O MAES VIRTUAL

    O projeto Museu sem Paredes abre inscrições para o seu programa de residências em realidade virtual. As residências serão realizadas ao longo de Abril e Maio em versões do Museu de Arte do Espírito Santo – MAES hospedadas na plataforma Mozilla Hubs. Quatro participantes serão selecionados para ocupar esse ambiente e recriá-lo a partir de suas propostas artísticas e/ou curatoriais. As propostas selecionadas contarão com acompanhamento especializado e um cachê de R$ 2.500 para desenvolvimento. O resultado será apresentado como parte da programação do Museu sem Paredes.

    Museu sem Paredes toma por ocasião a recente reabertura do MAES, após uma longa reforma que recuperou elementos da sua arquitetura original e franqueou o espaço museográfico às particularidades do entorno. Em meio à pandemia global, o projeto nos convida a examinar os modos pelos quais a instituição de arte opera, dentro e fora do próprio edifício, como um sistema de representação e discursos.

    As tecnologias de realidade virtual são capazes de reconfigurar os termos do relacionamento entre obra e espaço – experiência e objeto – público e instituição. Elas podem pluralizar o acesso a formas de arte tradicionais, cultivar novas poéticas digitalmente nativas e efetuar outras partilhas do sensível. Estamos buscando propostas que explorem criativamente as contingências dessas tecnologias e exercitem a virtualidade como potência para reimaginar o museu.

    O Mozilla Hubs é uma plataforma WebVR multiusuário de baixa curva de aprendizado. Ela é compatível tanto com browsers quanto com os headsets mais sofisticados. Seu uso nesse programa de residências pretende não apenas ampliar possibilidades de participação, como também salientar as dimensões sociais do museu enquanto infraestrutura pública. Proponentes são encorajados a se familiarizar com o Hubs e visitar alguns dos projetos expositivos realizados na plataforma antes de submeter as suas propostas.

    Para participar, envie os seguintes documentos para o email info@museusemparedes.com até dia 29 de Março:

    • Currículo (em formato texto – docx / rtf)
    • Portfolio em PDF e/ou link para website
    • Proposta artística e / ou curatorial para a residência (descrição de até 500 palavras, seguida de uma lista de links para referências relevantes, croquis, participantes ou trabalhos a serem apresentados)


    O programa de residências Museu sem Paredes tem compromisso com diversidade de públicos e com metodologias livres e abertas. O programa conta com financiamento da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo através de recursos do Funcultura e com apoio do Social Sciences and Humanities Research Council do Canadá e do Agnes Etherington Art Centre.

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