Museus

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

© The Kremer Museum

Dossiês, Revistas e Relatórios

Perhaps the act of appropriation has an element of appreciation, but it is much more than that. Tutorship implies concern, but such response is not the only way (or the best one) to demonstrate care.

Exposição Dja Guata Porã, Museu de Arte do Rio, 2017-8.

Mapa do percurso expositivo do Museu das Remoções (©Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).

Entrega de peças do acervo do Museu das Remoções ao Museu Histórico Nacional (© acervo Museu das Remoções).

sem título (Regina Chulam, óleo sobre tela, 1982) - acessar em realidade aumentada

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.

The Kremer Collection VR é um museu virtual voltado para a exposição de obras reais. Ele foi desenvolvido pelo estúdio Moyosa Media para abrigar réplicas das pinturas de Velhos Mestres holandeses que fazem parte da coleção de George e Ilone Kremer.

Embora sejam frequentemente emprestadas para serem expostas em outras instituições, as obras da coleção dos Kremer nunca tiveram uma galeria própria. O ambiente virtual oferece uma possibilidade para que sejam finalmente apreciadas em conjunto, com a mediação dos comentários de seus próprios donos.

As réplicas das pinturas foram realizadas por meio de fotogrametria, uma técnica de escaneamento que permite reconstruir volumes e texturas em alta fidelidade. Já o prédio do museu foi projetado especialmente por um arquiteto e modelado de maneira hiper-realista, buscando reproduzir condições ideais do encontro com as obras num espaço suntuoso, familiar ao grande público da arte.

A partir desse projeto, o Moyosa Media passou a desenvolver soluções estandardizadas para galerias virtuais em ambientes web, que dispensam o uso de headsets VR, de modo a ampliar o acesso a essa forma de experiência expositiva.

Kremer Collection

Em andamento