Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.
Vista aérea da Vila Autódromo antes das remoções (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).
Por ter herdado um conjunto relativamente aleatório de obras, bem como por ter apenas tardiamente implementado uma política de aquisição de acervo, à Coleção não se pode confortavelmente atribuir a função de historiografar a arte produzida a partir do século XX em Pernambuco. Como lidar, então, com essa condição?
As percepções do real nos museus correm o risco de criar uma realidade de discursos fragmentados que, se retirados do seu contexto original, não permitem perceber uma outra realidade, diversa em sua totalidade, construindo uma imagem distorcida do “outro”.
© The Kremer Museum
DiMoDA 3.0, 2018. Obra de Paul Hertz (Fools Paradise).
sem título (Regina Chulam, óleo sobre tela, 1982) - acessar em realidade aumentada
Protesto contra despejos e demolições na Vila Autódromo (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).
Phi Books (© Antonopoulou & Dare).